O Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) e as demais entidades representativas de médicos, residentes e estudantes de medicina promovem manifestações e paralisações pela derrubada da MP 621 (MP da Morte), editada pela presidente Dilma Rousseff, pela destinação de 10% da receita corrente bruta da União para a Saúde e pela criação da carreira médica de Estado.

Nas manifestações dos dias 23, 30 e 31 todos os médicos da rede pública e suplementar usarão o luto: roupas, tarjas ou laços pretos. Na operação padrão desta terça-feira (23) o atendimento será feito estritamente dentro dos protocolos, dando-se ao paciente toa a atenção e tempo necessário para a satisfação de sua necessidade médica. Ao contrário de boatos infundados, não serão feitos pedidos indevidos de exames ou ação semelhante. . Nos dias 30 e 31 não serão realizadas consultas e cirurgias eletivas. Os atendimentos de emergência e urgência serão mantidos.

Veja abaixo o calendário de protestos e o tira-dúvidas simplificado para as conversas com os pacientes:

Julho

Dia 23 – Dia de luto e operação padrão – todos de preto, fazendo atendimento estritamente dentro dos protocolos, calmamente, e esclarecer os pacientes sobre a MP da Morte, sobre o financiamento da saúde e sobre a necessidade da criação da carreira médica de Estado.

Dia 30 – Suspenção de atendimentos eletivos, luto, panfletagem nos hospitais nos turnos matutino e vespertino e ato público no Ministério da Saúde, às 15h.

Dia 31 – Suspenção de atendimentos eletivos, luto, panfletagem nos hospitais nos turnos matutino e vespertino e assembleia na AMBr (Setor de Clubes Sul, Trecho 3, Lote 16) , às 19h.

*Agosto

Dia 5 – Assembleia de estudantes de Medicina das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central, com apoio das entidades médicas do Distrito Federal.

Dia 8 – Audiência pública no Congresso e realização do Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem).

Dia 9 – Realização do Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem).

Dia 10 – Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem).

*As datas em agosto podem sofrer alteração.

As lideranças das entidades médicas se concentrarão na entrada do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) a partir das 7h para atender a imprensa.

Fonte: Ascom/SindMédico-DF