No início de fevereiro, o CRM-DF fez o requerimento, por meio de ofício, à Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) para que todos os médicos, de instituições públicas e privadas, assim como os profissionais aposentados, sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Em resposta, o órgão esclareceu que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a imunização conforme a disponibilidade de vacinas.

Contudo, essa ampliação será gradativa. A Secretaria informou que, assim que receber novas doses, o Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 prevê uma nova deliberação para inclusão, no público-alvo da vacinação, dos idosos na faixa de idade de 75 a 78 anos; pacientes com idade superior a 18 anos em internação domiciliar e um cuidador familiar; e pacientes com idade superior a 18 anos de idade de home care privado e um cuidador familiar.

Na última semana, o CRM-DF reiterou, por meio de outro ofício, a necessidade de imunizar os médicos que atuam nas clínicas e consultórios particulares, além dos médicos residentes internos dos hospitais públicos.

O Conselho e as demais entidades médicas do Distrito Federal se manterão em contato com a SES-DF e realizarão mais requerimentos para que todos os médicos tenham o direito de serem vacinados.