O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF) enviou um ofício à diretoria do Hospital Regional de Ceilândia e à Secretaria de Saúde, em março deste ano, solicitando providências para sanar a falta de profissionais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da referida unidade de saúde.

O déficit de médicos foi denunciado pelo próprio corpo clínico do setor e constatado pelo departamento de fiscalização deste Conselho. O relatório da vistoria foi encaminhado também ao diretor do hospital e ao secretário de saúde. O documento relatou uma sobrecarga desumana de trabalho por parte dos neonatologistas do HRC, o que compromete a qualidade do atendimento. Se não houver qualquer ação que solucione o caso denunciado, o CRMDF poderá interditar a UTI neonatal do hospital nas próximas semanas.

Se ocorrer de fato a interdição, os médicos ficarão impedidos de atuarem na UTI neonatal da referida unidade de saúde até que existam condições mínimas de trabalho para o exercício da medicina. Vale ressaltar que o CRMDF informou também o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) sobre as irregularidades encontradas no Hospital Regional de Ceilândia.

Fonte: Assessoria de Imprensa – CRMDF