O evento integra a agenda de comemorações do CRM-DF em homenagem ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro
Nos dias 4 e 5 de outubro, ocorreu o V Congresso de Ética Médica do Distrito Federal e o III Congresso de Ética Médica dos Estudantes de Medicina do DF, no Centro Universitário Unieuro, com o objetivo de promover um diálogo interdisciplinar sobre os principais desafios éticos que permeiam a prática médica atual.
O evento reuniu especialistas, médicos e acadêmicos para debater temas de grande relevância, tanto para a classe médica quanto para os estudantes de medicina.
O mês de outubro foi escolhido em alusão ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro. Durante os dois dias de congresso, os participantes tiveram a oportunidade de se capacitar por meio de julgamentos simulados, oficinas práticas e palestras que ofereceram uma fundamentação teórica para enfrentar os dilemas éticos cotidianos. “Esses momentos de aprendizado reforçaram o compromisso com uma prática médica cada vez mais humanizada, responsável e ética, em consonância com os princípios do Código de Ética Médica”, comentou a presidente do CRM-DF, Lívia Vanessa Ribeiro.
Durante o congresso, também ocorreu um concurso de trabalhos científicos e de fotografias, realizados pelos participantes. Os melhores trabalhos foram avaliados e premiados pelo CRM-DF, com cerca de 30 apresentações submetidas à análise. “Tivemos trabalhos muito bem feitos, com temas extremamente relevantes para a saúde, explicados de maneira excepcional pelos autores. Esse tipo de apresentação engrandeceu ainda mais o nosso congresso”, afirmou o vice-presidente do CRM-DF, Eduardo Vaz, que coordenou evento.
Além do congresso, o CRM-DF promoverá outros eventos ao longo do mês em celebração ao Dia do Médico. O objetivo não é apenas reconhecer o valor dos médicos, mas também incentivar a conscientização sobre a importância da formação contínua, da valorização profissional e da luta por condições dignas de trabalho e respeito à profissão.
Clique aqui e confira as fotos do evento.