O Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) visitou nesta terça-feira (14), o Instituto Hospital de Base do DF para verificar se a unidade de saúde tem disponibilizado equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as equipes que atuam no atendimento a pacientes com sintomas do Covid-19.
Durante a fiscalização não foi constatada nenhuma irregularidade. A vistoria faz parte de um cronograma do Conselho que visa verificar se os hospitais do DF estão de acordo com as normas e protocolos de atendimento. “A fiscalização foi produtiva e positiva, o fluxo dos pacientes com sintomas do Covid-19 está sendo pré-estabelecido, os infectados estão separados e não há falta de EPIs”, comentou o conselheiro do CRM-DF, Leonel Rossetti.
No dia 6 de abril, o CRM-DF em ação conjunta com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) e a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil da capital (OAB), fiscalizaram o Hospital Regional de Asa Norte (Hran). Para melhor atender os pacientes com Covid-19, atualmente, a unidade organizou o fluxo de atendimento e está recebendo somente casos de coronavírus.
“Sabemos que a SES-DF está se empenhando para dar conta da demanda de pacientes que estão surgindo, mas existe uma preocupação por parte do Conselho para que não falte os EPIs para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfretamento contra o Covid-19 e que a população seja atendida da forma adequada, por isso estamos intensificando as fiscalizações nos hospitais da rede”, completou o conselheiro.
Denúncias- O CRM-DF criou um novo canal de comunicação para acompanhar e receber notificações possíveis problemas relacionados à disponibilidade dos equipamentos de proteção individual (EPIs). As denúncias podem ser feitas no site do CRM-DF: www.crmdf.org.br.