No dia 6 de junho é comemorado o Dia de Luta contra Queimaduras. No Distrito Federal, o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) é referência para o tratamento de casos graves.

Durante os meses de junho a setembro há um aumento do número de atendimento na Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Nortes (HRAN). Neste período, o número de pessoas envolvidas em acidentes com fogo cresce, passando as internações mensais de 22 para até 35.

Segundo o chefe da Unidade de Queimados (UQ), Mário Frattini, os principais fatores são a seca, frio e o grande número de eventos que fogos de artifício faz aumentar pequenas queimaduras que podem causar mutilações importantes decorrentes as explosões.Cerca de 90% dessas queimaduras são evitáveis, porque são provocadas por negligência ou imperícia da própria pessoa atingida ou de outras pessoas”, relata Mário Frattini.

Por ano, são atendidos em média, 3.500 pacientes no Pronto-Socorro, 2.500 pacientes ambulatoriais, 260 internações, 480 cirurgias de pacientes queimados agudos, 100 cirurgias de pacientes com sequelas e 7.000 curativos ambulatoriais.

A UQ tem abrangência da região geoeconômica do Distrito federal e estados do Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Norte. A faixa etária mais atingida são crianças entre 1 e 5 anos, geralmente, causadas por líquido aquecido. O líquido inflamável com álcool e gasolina são os agentes mais frequentes com maior gravidade.

Criada desde a década de 1960, como uma subunidade da Unidade da Cirurgia Plástica no Hospital de Base (HBDF) e foi transferida para o HRAN, com sua fundação, em 1984. Desde então, Carlos Frattini G. Ramos, atualmente é composta da Equipe Médica (clínicos, intensivista, pediatra, cirurgiões plásticos e anestesiologistas), de Enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem), Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, Farmacêuticos, Assistente Social, terapeuta Nutricionista, Fisioterapeuta, Professora e Secretária.

– Que apesar da limitação do número de leitos, todos pacientes do DF e região do entorno, que tem indicação de internação, são internados na UQ, graças entrosamento da equipe e remanejamento de leitos no HRAN.

– Possuí centro cirúrgico dentro da Unidade, com entrosamento entre a equipe clínica, cirúrgica, anestésica, de enfermagem e demais membros da equipe multiprofissional.

– Tem equipe anestésica que faz analgesia e dá suporte anestésico de todos os pacientes que são submetidos a banhos e curativos na internação e cirurgias.

– Conta com ambulatório que funciona em regime de agenda aberta, onde todos pacientes com queimaduras agudas e sequelas, que necessitam de atendimento e de curativos, são atendidos sem demora ou burocracia.

– Participa, ativamente, da formação profissional de equipes de saúde, nas residências médicas de cirurgia plástica, pediatria, dermatologia e UTI, residência de enfermagem, nutrição, fisioterapia e é aberta para visitas de estudantes e profissionais diversos.

– Tem apoio da SES-DF e da direção do HRAN, que dá suporte a unidade para a manutenção do trabalho ali desenvolvido.