A Unidade de Pronto Atendimento do Núcleo Bandeirante (UPA-NB), foi mais um a vez alvo da fiscalização do CRM-DF, a fim de se verificar as condições gerais e a efetivação de leitos de terapia intensiva na unidade em relação à assistência aos pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A ação ocorreu nesta terça-feira (14) e teve como objetivo verificar se as mudanças solicitadas na última vistoria, realizada há dois meses, foram implementadas pela Secretaria de Saúde do DF.

Ontem, o Departamento de fiscalização do Conselho verificou que a UPA-NB foi provisoriamente reestruturada para atender pacientes graves acometidos pelo covid-19, com 42 leitos de terapia intensiva previstos no Plano de Contingência do Distrito Federal para o enfrentamento da pandemia, mas a unidade não oferece todos os requisitos essenciais e recomendatórios à oferta adequada do suporte a que se propõe, conforme recomendações da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB) e a RDC 7/2010 da ANVISA.

O CRM-DF fez algumas recomendações aos gestores da UPA-NB para que o serviço se torne adequado aos pacientes. São elas:

Leitos de terapia intensiva: uma vez que as UPAs não são caracterizadas como Unidades de Saúde configuradas para a oferta de tecnologias complexas e avançadas, como tratamento intensivo a médio/longo prazo, a presente disponibilização de leitos de terapia intensiva na UPA-NB deve ser entendida como uma medida de exceção, valendo-se da razoabilidade e do custo-benefício, no contexto das medidas de saúde pública que são necessárias para o enfrentamento do estado de emergência em saúde gerado pela pandemia da COVID-19.

Disponibilização de serviço de radiologia na Unidade (convencional ou portátil): além de radiografia, recomenda-se a presença, na própria Unidade, de aparelho de ultrassonografia e de tomógrafo, haja vista a natureza e a complexidade das atividades e procedimentos executados (AMIB e RDC 7/2010).

Serviço de hemodiálise: considerando-se o número de leitos e a taxa de evolução, nesta coorte, para insuficiência renal grave com necessidade de suporte dialítico, recomenda-se a implantação/disponibilização, na própria Unidade, de serviço de hemodiálise, visando o suporte adequado e a redução da taxa de mortalidade atualmente estimada (AMIB e RDC 7/2010).

Paramentação e desparamentação: implantação, no interior da UPA-NB, de duas áreas isoladas com acessos distintos para paramentação e desparamentação, com o objetivo de reduzir a contaminação entre os funcionários.

Atendimentos no Posto de Atendimento Rápido: recomenda-se que a tenda atenda somente pacientes suspeitos para COVID-19, direcionando aqueles com outras queixas para outras Unidades de saúde, salvo se houver risco iminente de morte. Esta medida se faz necessária para que pacientes não infectados não tenham contato com infectados, haja vista a impossibilidade de isolamento destas áreas na estrutura atual. Alternativamente, pode ser implementada outra tenda para atendimento de casos não COVID, com acessos e fluxos isolados e independentes.

A Secretaria de Saúde do DF têm até 30 dias para resolver os problemas encontrados. Uma nova CRM-DF será realizada no local após esta data para verificar se as recomendações foram atendidas.