Violência Obstétrica é tema de palestra no CRM-DF

A convite da presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF), Martha Helena Pimentel Zappalá Borges, o procurador de justiça do MPDFT, Dr. Diaulas Costa Ribeiro, ministrou na noite desta terça-feira (16), uma palestra sobre Violência Obstétrica (agressão contra a mulher durante o parto) no âmbito jurídico, na sessão plenária do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF).

Na oportunidade, estavam presentes os conselheiros e integrantes da câmara técnica da autarquia, o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e obstetrícia (Febrasgo), Etelvino Trindade, e o primeiro vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz de Britto Ribeiro e da presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Brasília (SGOB), Lucila Nagata.

Durante a palestra, Dr. Diaulas Costa contou casos de violência no parto cesáreo, normal e humanizado e explicou que o tema tem sido tratado em vários países, sempre com pensamentos diferentes.

Segundo o palestrante, o Brasil não é campeão em partos cesáreos, mas sim, a região do México, especificamente em Monterrey, onde cerca de 90% das mulheres preferem o parto cesáreo. “O índice de cesariana da região de Monterrey é a maior do mundo. Muitas mulheres nem sabem o que é parto humanizado”, relata.

O procurador ainda defende que cabe a gestante escolher o tipo de parto que deseja fazer, mas que deve sempre procurar um médico especializado. “Acredito que o parto é um momento intimo da mãe, pai e do filho”, completa Diaulas.