caravanahc

Vamos resgatar nossas crianças

CRM-DF participou de movimento afetivo de resgate à criança desaparecida

Nesta segunda-feira (25), data em que é celebrado o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do DF visitou quatro hospitais públicos para divulgar a campanha de resgate à criança desaparecida. As unidades de saúde escolhidas foram:Hospital da Criança, o Hospital Universitário de Brasília (HUB), Hospital das Forças Armadas (HFA), além do Hospital Regional de Ceilândia (HRC).

Durante as visitas, a presidente do CRM-DF, Martha Helena Pimentel Zappalá Borges, e o primeiro secretário, Luiz Fernando Galvão Salinas, acompanhados de alguns funcionários, orientaram os diretores, médicos e servidores das unidades de saúde de como proceder em casos de atendimentos a crianças desaparecidas. Folders educativos e camisetas do movimento também foram entregues.

Observar a semelhança dos menores com os pais, o comportamento da criança com o acompanhante e conferir os documentos dos pacientes e responsáveis, são algumas ações que deverão ser seguidas pelos médicos. Em casos suspeitos, as autoridades policiais deverão ser informadas. A participação da sociedade é importante para o êxito da campanha.

A população e pacientes também receberam explicações de como proceder caso o crime ocorra. “A família tem que denunciar, imediatamente, o desaparecimento à polícia e fazer um boletim de ocorrência, pois não há necessidade de esperar 48 horas. A lei prevê a busca imediata pelas crianças a partir da ocorrência policial. A denúncia também pode ser feita pelo disque 100”, explica a presidente do CRM-DF.

Além dos hospitais visitados, o CRM-DF também encaminhou folders educativos para a direção das demais unidades de saúde do Distrito Federal a fim de incluir o tema nas conversas com os médicos e a população.