A unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal  e a unidade de cuidados intermediários neonatais (Ucin) do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no Distrito Federal, passa por um surto de bactéria multirresistente. Até a tarde dessa terça-feira (24/8), segundo profissionais de saúde, pelo menos oito recém-nascidos foram infectados.

As unidades estão contaminadas com a bactéria multirresistente Acinetobacter baumannii. Diante do risco de avanço das infecções, um documento interno sugere o fechamento temporário da unidade para assegurar a saúde dos bebês.

Do ponto de vista do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), o surto da bactéria na neonatologia do HRC é grave e coloca as vidas de bebês prematuros em risco. De acordo com o CRM-DF, Farid Buitrago, a infecção deve ser controlada o mais rápido possível e todos os profissionais de saúde devem ficar atentos para o atendimento dos pacientes que estão contaminados para que outros bebês não sejam contaminados. “A situação deve ser abordada de forma rápida e eficaz, pois coloca em risco a vida daqueles pacientes prematuros”, comentou o presidente do CRM-DF.