O Conselho Federal de Medicina (CFM) homologou, em sessão plenária realizada em agosto, os resultados das eleições dos novos membros titulares e suplentes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) para o quinquênio 2018/2023. A Resolução que aprova a proclamação dos conselheiros eleitos no pleito foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (31). Acesse aqui a publicação.

O mandato dos novos membros, que assumem cargos de caráter meramente honorífico, terá início em outubro de 2018. Ao todo, foram eleitos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes para cada CRM.

Eleições  O cronograma e as diretrizes dessas eleições foram estabelecidos pela Resolução CFM nº 2.161/17, aprovada em abril do ano passado. A votação ocorreu de três formas: presencial, por correspondência ou mista.

O voto foi obrigatório para os médicos em pleno gozo dos seus direitos políticos e profissionais inscritos em cada CRM. Não puderam votar médicos em débito com a entidade. A participação no pleito foi facultativa para os profissionais com mais de 70 anos.

Comissão – O processo eleitoral foi conduzido em todos os estados por uma Comissão Regional Eleitoral designada pelo plenário do CRM, composta por um presidente e dois secretários, selecionados entre os médicos regularmente inscritos no CRM da jurisdição (exceto conselheiros).

Por sua vez, a Comissão Nacional Eleitoral do CFM atuou como instância recursal para casos de advertência, suspensão ou cancelamento de registro de chapas. Além disso, exerceu consultoria para as comissões regionais eleitorais sobre as regras do processo e aplicabilidade da Resolução CFM nº 2.161/17.

JUSTIFICATIVA DE VOTO

Os médicos que não votaram deverão encaminhar sua justificativa de ausência ao CRM-DF em até 60 dias após as eleições.

Acesse o site:   http://eleicoes.crmdf.org.br/ preencha o formulário e faça a sua justificação.

Confira abaixo a relação de Chapas vencedoras em cada um dos Estados:

1. Estado

Chapa Vencedora