Mais de 100 residentes e estudantes de medicina participaram do Curso Básico de Urgência e Emergência – Acidente com Múltiplas Vítimas promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) e o Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) nos dias 20 e 21 de junho. O curso teve duração de 6 horas, sendo duas de aula teórica e quatro de aula prática.

A Abertura do evento ocorreu na última terça-feira (20), no Auditório do Conselho Federal de Medicina (CFM) e contou com a participação do presidente em exercício, Thiago Blanco Vieira, da coordenadora da Comissão do Médico Jovem do CRM-DF, Martha Helena Pimentel Zappalá Borges, do chefe do Núcleo de Ensino e Pesquisa do SAMU, Tiago Vaz.

Segundo Thiago Blanco, o Conselho sempre está sempre promovendo cursos que dão continuidade do processo de formação dos médicos. “Através dessas atividades reiteramos o compromisso do zelo pela boa prática médica”, comentou.

Para Martha Helena, o curso é importante para que os médicos aprendam a lidar com situações de risco em locais com acidentes de múltiplas vítimas. “Esse é o terceiro ano que realizamos o curso. Ele é de extrema importância para que eles entendam como agir nessas situações”, relatou Martha.

Após a abertura, o médico Rodrigo Caselli, ministrou uma palestra sobre o tema.

PRÁTICA – Na quarta-feira (21), foi realizada a aula prática. Na oportunidade, os participantes aprenderam a realizar o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, priorizando a classificação de risco das vítimas.

Normalmente os casos envolvendo múltiplas vítimas são decorrentes de acidentes com transportes coletivos como ônibus, metrô e avião ou que envolvam vários veículos simultaneamente. Maquetes com cenários e miniaturas de bonecos que representavam as vítimas, profissionais de saúde, cones, viaturas e vias de tráfego fizeram parte da prestação de socorro fictícia

Os alunos também aprendem durante o curso, as rotinas envolvidas para garantir a condução adequada para socorrer cada tipo de vítima. As aulas são ministradas por instrutores especializados do SAMU.