O Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha Barros Junior, recebeu na manhã desta quarta-feira (19), representantes da classe médica, no Palácio do Buriti. Durante o encontro foram abordados temas como a vacinação dos médicos e o atendimento a pacientes com Covid-19.

Na oportunidade, estiveram presentes o Secretário de Saúde do DF Osnei Okumoto, a Secretária Adjunto de Assistência à Saúde da SES-DF Raquel Beviláqua, o Diretor Presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF Gilberto Magalhães, o Conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM) Alexandre de Menezes Rodrigues, o Conselheiro Federal Hiran Gallo, a Conselheira Federal e Regional Rosylane Rocha e o Presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-DF) Farid Buitrago Sanchez.
O representante do CRM-DF reforçou o pedido para que seja priorizada a conclusão da vacinação de todos os profissionais de saúde do DF, tendo em vista que a classe médica é considerada pelo Ministério da Saúde e pela própria SES-DF, como grupo prioritário na vacinação, por estarem atuando diretamente no enfrentamento da pandemia.

Porém, um número significativo de profissionais ainda não foi contemplado com a imunização contra a Covid-19. Dr. Farid também colocou à disposição da SES-DF a sede da Associação Médica de Brasília (AMBr) que, em ação conjunta com o CRM-DF, disponibilizou sua sede para servir como um posto de vacinação, a fim de reforçar os pontos de imunização.

As entidades ficariam responsáveis pela logística da vacinação no local e com isso aumentariam os pontos de vacinação para os profissionais de saúde e toda a população do DF.

Na conversa, o Dr. Farid ressaltou a importância da regulação dos pacientes que necessitam de cirurgia eletiva, como está acontecendo com pacientes com câncer. Também requisitou a abertura de mais leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para infectados pela Covid-19.