O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM/DF) foi consultado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sobre as medidas de profilaxia adotadas nos presídios do DF e sobre a atenção à saúde aos presos, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Em resposta, o CRM-DF destacou que o confinamento prisional é a medida profilática mais adequada à saúde dos presos além de resguardar a sociedade de enfrentar uma outra crise, a de insegurança e violência urbana, desproporções inimagináveis.

Ainda segundo o Conselho, os detentos estão sob a tutela e proteção do Estado, que lhes garante insumos para prevenção de contágio pela Covid 19, assistência e acesso prioritário à saúde. “A rotina dos custodiados dentro do sistema tem a garantia do fornecimento de produtos de higiene, alimentação, medicação em uso regular e controle de fluxos e limpeza, o que é indispensável ao enfrentamento da transmissão do novo Coronavírus, realidade diversa da vivenciada em muitas comunidades”, destacou o parecer.

Confira o documento na íntegra: https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/pareceres/DF/2020/9