O levantamento “Demografia Médica 2024”, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), revelou que a quantidade de médicos no Distrito Federal aumentou 75% em 13 anos.

Atualmente, são 18.045 profissionais ativos, o que representa um índice de 6,31 para cada 1 mil habitantes. Em nível nacional, a quantidade é de 2,81 médicos para cada 1 mil brasileiros.

De acordo com a presidente do CRM-DF, Lívia Vanessa Ribeiro, o número de médicos tem crescido em todo o país, com destaque para o Distrito Federal, conforme reflete o cenário atual da região. Isso sugere uma oferta já adequada de profissionais em relação à demanda existente. No entanto, a deficiência atual de médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) no DF não está vinculada à escassez de profissionais, já que esta unidade da Federação ostenta a maior densidade de médicos do país.

“A baixa taxa de adesão dos médicos ao SUS-DF decorre das condições precárias de trabalho e da remuneração inferior à média do mercado”, observou a presidente. Além disso, ela manifestou apreensão em relação ao aumento dos novos cursos de medicina, uma vez que muitos deles não apresentam condições adequadas para proporcionar um ensino de qualidade.

O CRM-DF está vigilante diante desse crescimento, plenamente consciente dos desafios que podem emergir com a expansão indiscriminada da oferta de cursos na área médica.

Clique aqui e veja demografia completa dos estados.