As classes de médicos e de odontólogos reuniram-se com a deputada federal Sandra Rosado (PSB-RN) em apoio ao Projeto de Lei que está em tramitação na Câmara dos Deputados

O aumento na remuneração dos médicos reduzirá o desgastante trabalho destes profissionais, que exercem suas atividades em vários hospitais para compor um salário digno. Esta é uma das justificativas que o deputado Ribamar Alves (PSB-MA), autor do Projeto de Lei n. 3734/2008, defende para estabelecer um salário mínimo aos médicos e cirurgiões-dentistas. O Projeto fixa o valor em R$ 7 mil reais, sendo reajustado anualmente.

Diversas lideranças reuniram-se, na última quarta-feira, com a deputada Sandra Rosado (PSB-RN), relatora do projeto, para defender a nova proposta. O evento, realizado na Câmara dos Deputados, contou com a presença de representantes da Confederação Nacional dos Médicos, do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), entre outros conselhos, associações e sindicatos. Todos puderam manifestar a sua opinião sobre o texto proposto, a maioria dos presentes ressaltou a importância dessa proposta para o Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente enfrenta um déficit de profissionais, entre eles, médicos e enfermeiros.

O doutor Gustavo Bernardes, representante do CRM-DF neste evento, destacou a situação precária da rede pública no Distrito Federal e, ainda, alertou sobre os problemas enfrentados nos hospitais devido à falta de médicos e citou, como exemplo, o Hospital Regional da Ceilândia, que atualmente não tem o setor de Clínica Médica funcionando. Para ele, “este salário mínimo é um passo positivo para a solução dos problemas no sistema público de saúde, pois esta proposta atrairia mais médicos e também auxiliaria a regionalização desses profissionais em todo o país, ou seja, os incentivaria a trabalhar no interior do país, evitando assim, a busca dos mesmos por um ofício em grandes centros urbanos”.

O Projeto está, hoje, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e, provavelmente, seguirá para a votação no Plenário, na primeira semana de agosto. “É importante que todos acompanhem a tramitação desta proposta. Todos devem se mobilizar, junto a cada parlamentar, para a aprovação deste texto”, ressaltou Sandra Rosado. Vale acrescentar que uma das maneiras de solicitar o apoio dos deputados é o envio de e-mail para cada congressista.

Saiba mais...
O e-mail de cada parlamentar pode ser adquirido no site da Câmara dos Deputados: www.camara.gov.br

Fonte: Assessora de Imprensa do CRMDF