O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (5), o mais recente balanço sobre o novo coronavírus no Brasil. O exame de uma paciente no Distrito Federal deu positivo, mas aguarda a confirmação da contraprova. A paciente teria viajado para Londres com o marido. O sistema de saúde do DF esta em alerta.

De acordo com a equipe daSecretaria de Saúde do DF, a paciente foi conduzida conforme protocolo para coronavírus desde admissão até internação. A equipe médica avalia a transferência da paciente para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Até o momento, já foram confirmados 9 casos no Brasil. Cerca de 380 casos foram descartados. São 6 casos em São Paulo, sendo dois deles relacionados com o primeiro caso confirmado do estado. Os outros casos estão no Rio de Janeiro (1), Espírito Santo (1) e Distrito Federal (1). Com isso, o cenário nacional muda e o país passa a registrar a transmissão local da doença em São Paulo. No mundo são cerca de 80 mil casos registrados e mais de 2.600 mortes.

Os sintomas mais comuns são febre, tosse, dificuldade para respirar, dor de garganta, congestão nasal, dor de cabeça e mal-estar.

Para identificar os casos suspeitos, o médico deve ficar atento às seguintes situações:
– Paciente com febre, com um sintoma respiratório e histórico de viagem para país com transmissão local do Coronavírus;
– Paciente com febre, com um sintoma respiratório e histórico de contato com outra pessoa com suspeita de Covid-19;
– Paciente com febre, com um sintoma respiratório e contato confirmado com caso de coronavírus

Quando se deparar com essas situações, o médico deve fazer uso imediato dos Equipamentos de Proteção Individual. São eles:

– Luvas;
– Máscaras N95;
– Avental não estéril;
– Óculos de proteção.
– Também é importante higienizar frequentemente as mãos com álcool em gel.

A notificação do caso suspeito deve ser feita às autoridades de saúde competentes. No Distrito Federal, o órgão responsável é o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

Para o diagnóstico, o recomendado é realizá-lo em três etapas:

– Exame clínico;
– Teste laboratorial;
– Teste de contraprova.

Tratamento

Como tratamento, o Ministério da Saúde recomenda desde oxigenoterapia (para quadros mais leves) até as intervenções em casos de insuficiência respiratória hipoxêmica, síndrome do desconforto respiratório agudo e choque séptico.
O Ministério da Saúde também recomenda outros hábitos para se proteger contra o Coronavírus. Confira:

1 – Lave frequentemente as mãos, principalmente depois de ter contato com pessoas doentes;
2 – Cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar e, depois, lave as mãos;
3 – Use lenço descartável para a higiene nasal;
4 – Evite tocar nas mucosas de olhos, nariz e boca;
5 – Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
6 – Mantenha os ambientes bem ventilados;
7 – Evite o contato com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.