Presidente do CRM-DF prestigia Dia da Reanimação Cardiopulmonar

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, Martha Helena Pimentel Zappalá Borges, prestigiou no último domingo (23), o primeiro Dia da Reanimação Cardiopulmonar (CPR DAY), realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Eixão Sul, na altura da quadra 108, das 8 às 13 horas para comemorar os 10 anos de atuação no Distrito Federal.

O evento é realizado mundialmente por instituições de saúde com objetivo de instruir a população a importância da reanimação cardiopulmonar que pode ser o diferencial entre a vida e a morte, mostrando a forma correta de realizar o procedimento através da massagem cardíaca.

Durante a comemoração, crianças e adultos tiveram uma aula prática de reanimação cardiopulmonar com bonecos feitos de garrafas pet. Na oportunidade, esteve presente o coordenador do SAMU, Rodrigo Caselli, e instrutores do SAMU que demonstraram à população, de forma interativa, a maneira correta de realização do procedimento.

O primeiro passo é checar os sinais vitais da vítima, se não estiver respirando, deve-se chamar o serviço de emergência pelo número 192. Logo após, deve ser feita a massagem de reanimação no tórax ininterruptamente até a chegada da equipe médica. Se a vítima for socorrida no primeiro momento após a parada, ela tem 90% de chances de sobreviver.

Além das demonstrações dos procedimentos, os participantes também aprenderam manobras para desengasgo, convulsões e desmaio. As crianças também puderam participar das apresentações. O SAMU possui o Projeto Samuzinho, que ensina noções de primeiros socorros nas escolas.

alt  alt