O I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina (ENCM) do ano de 2017, que teve início nesta quarta-feira (15), em Brasília, tratou de temas como ética médica, o fim da vida e o impacto das tecnologias na prática médica. O ENCM reúne representantes dos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRM).

As atividades começaram com a realização da I Conferência Nacional de Ética Médica (Conem). O presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Jairo Martinez Zapata, ressaltou, durante a abertura, da importância de se discutir a ética médica e denunciou a precariedade da saúde pública, que está sofrendo com a escassez de recursos. Em seguida, o presidente do CFM, Carlos Vital, explanou sobre os trabalhos da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica.

Desde o ano passado, foram realizadas 13 reuniões e três encontros regionais para ouvir sugestões e debater as 1.189 propostas já apresentadas. Além da Conferência realizada nesta quarta-feira, está prevista outra em novembro. Em 2018 será realizada a conferência que vai aprovar o texto final. “Tanto na revisão do Código realizada em 2009, como desta fez, mantivemo-nos fiéis às diretrizes norteadoras estabelecidas em 1988, baseadas na dignidade humana e na medicina como a arte do cuidar”, ressaltou o presidente do CFM. Carlos Vital afirmou, ainda, que o Código de Ética é a principal resolução do CFM.