Piso salarial | 
FENAM define piso salarial dos médicos para jornada de 20 horas semanais, válido a partir deste mês | 
| 
 
 Em comunicado oficial dirigido aos sindicatos médicos de todo o país, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) estabeleceu o piso salarial da categoria em 2011 em R$ 9.813,00 (nove mil oitocentos e treze reais), para uma jornada de 20 horas semanais de trabalho. O valor utiliza como base o piso de 2011 e é resultado da atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – (INPC), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – (DIEESE), cujo índice acumulado em 2011 foi de 6,08%. 
 Importante referência para o movimento médico, este valor-base orienta a categoria em dissídios, convenções, acordos coletivos de trabalho e demais negociações e reivindicações junto a empregadores privados e públicos. Também tem sido parâmetro para a discussão do PCCV de médicos do SUS com prefeituras e câmaras municipais. 
 O Comunicado da Fenam dirigido aos Sindicatos Médicos está, na íntegra, a seguir: 
 Ofício 010 / 2012    
  Aos 
 Prezado Colega: 
 Ao cumprimentá-lo a Federação Nacional dos Médicos aproveita para repassar informação sobre o valor do novo piso salarial dos médicos, para a duração semanal de vinte (20) horas, que deverá orientar as negociações coletivas de trabalho na base desse sindicato. 
 Recomendamos que o referencial integre as pautas de reivindicações que servirão de base para as ações coletivas e, em caso de negociação exitosa, as convenções e acordos coletivos de trabalho. 
 O valor é resultante da atualização monetária pelo índice nacional de preços ao consumidor (INPC) acumulado em 2011, de 6,08%, sobre o valor de 2011. 
 Assim sendo observamos que o Piso Salarial apoiado nas deliberações do XI ENEM e atualizado, a partir de janeiro do corrente, passa a ser de R$ 9.813,00 (nove mil oitocentos e treze reais). 
 Saudações Sindicais, 
  Cid Célio Jayme Carvalhaes FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  |