O Distrito Federal tem registrado um aumento significativo no número de casos de dengue desde novembro de 2023, agravado nas últimas semanas. Segundo o boletim epidemiológico de 25/01/2024 da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), foram notificados 16.628 casos prováveis de dengue, o que representa um aumento de 646% em relação ao mesmo período de 2023.

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) tem acompanhado com preocupação o cenário epidemiológico da capital e as ações adotadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). No último dia 19, a SES-DF divulgou o Plano de Contingência de Enfrentamento à Dengue na Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, conferindo especial atenção à instalação de Tendas de Hidratação para Dengue. Em 25/01/2024, o GDF instaurou, por meio do Decreto 45.448, situação de emergência no âmbito da Saúde Pública do DF devido à epidemia de dengue.

Ciente de seu papel de fiscalizar e zelar pela boa prática médica e pela defesa da saúde da população do Distrito Federal, o CRM-DF já iniciou ações de fiscalização nas Tendas de Hidratação para Dengue das diversas regiões para verificar as condições de atendimento à população e possíveis irregularidades. Os canais de comunicação deste CRM-DF estão à disposição para receber denúncias e informações relativas às condições de trabalho e ao atendimento prestado.

O CRM-DF está em tratativas com a SES-DF para obter informações detalhadas e atualizadas, a fim de contribuir com o enfrentamento da epidemia de dengue, sempre prezando pela utilização das melhores evidências científicas, pelo exercício ético da medicina e pela dignidade do atendimento à população do Distrito Federal.