NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com relação à suspeita de emissão de atestados irregulares por servidores da Secretaria da Saúde do Distrito Federal, tema de reportagem divulgadas nesta quarta-feira (7), o Conselho Regional de Medicina vem a público esclarecer que:

1) Como autarquia responsável pelo bom exercício profissional, é frontalmente contra supostos abusos ou irregularidades cometidas por médicos ou outros profissionais da saúde no exercício de suas atividades;

2) Cabe à Secretaria da Saúde do DF a apuração das denúncias no âmbito administrativo, sendo que os casos concretos devem ser remetidos ao CRM para apuração do ponto de vista ético-profissional;

3) A categoria médica tem prestado relevantes serviços ao Distrito Federal e ao País, sendo que eventuais denúncias ou suspeitas devem ser apuradas com rigor, com amplo direito de defesa e ao contraditório, evitando-se generalizações que prejudicam a relação médico-paciente e não trazem benefícios à assistência oferecida.

O CRM-DF acompanhará o caso com atenção, como instituição interessada em construir soluções que tragam melhorias ao atendimento da população, à qualidade da assistência e ao bom exercício da profissão médica.

Brasília, 7 de dezembro de 2016.

CONSELHO REGIONAL DE MEDICA DO DISTRITO FEDERAL