À POPULAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Diante da praticamente inevitável decisão do Governo Federal de importar médicos de Cuba, Espanha e Portugal (tirando os empregos dos nossos médicos para facilitar a vida daqueles profissionais estrangeiros), o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal – CRMDF, vem protestar, de público e veementemente, salientando o seu repúdio, à falta de responsabilidade e desrespeito para com os médicos brasileiros, que sempre se submeteram às exigências legais, para exercerem a medicina no Brasil.

Em princípio nada temos contra essas pessoas, exigimos apenas que elas se submetam às mesmas exigências que foram feitas aos brasileiros, ou melhor, que sejam aprovadas no REVALIDA para terem os seus registros nos conselhos regionais de medicina do Brasil e assim poderem gozar dos mesmos direitos (que são poucos) e deveres (que são enormes) praticados atualmente pelos nossos médicos.

Se tivéssemos um salário digno e um plano de carreira à semelhança da magistratura, certamente o SUS não careceria de médicos nem precisaria importá-los a qualquer custo e em condições muito melhores do que aquelas que nos são oferecidas, nem nossos médicos sofreriam os calotes que nos são dados pelas prefeituras municipais Brasil a fora, em função de sermos descartáveis, tão logo atendamos os interesses imediatistas de prefeitos inescrupulosos.

A quem debitaremos as vidas que provavelmente serão ceifadas à custa de uma prática médica sem o conhecimento específico das nossas doenças endêmicas ou não?

Ao Congresso Nacional?

Ao Ministério da Saúde?

A Agência Nacional de Saúde?

Ao SUS?

Brasília/DF, 30 de maio de 2013.

Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal.