Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) revelou que o Distrito Federal foi na contramão da tendência de todo o país, a respeito dos atendimentos médicos ambulatoriais no ano de 2020, após o início da pandemia de Covid-19 (a partir do mês de março).

Enquanto a redução nacional desses atendimentos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi de 27% (cerca de 66 milhões de procedimentos a menos), o DF aumentou em 10%, com mais 65 mil, em comparação com 2019.

Embora os atendimentos ambulatoriais eletivos tenham aumentado no DF, entre março de dezembro de 2020 (após o início da pandemia de Covid-19), as cirurgias eletivas tiveram uma queda de 28%, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse dado também foi revelado pela pesquisa real

izada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). Com isso, foram cerca de 22 mil cirurgias a menos, em comparação com 2019.

Neste ano, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) está realizando mutirões de cirurgias para sanar a demanda reprimida.

O CRM-DF agradece a todos os profissionais de saúde que, mesmo em momentos caóticos, continuaram a promover saúde à população do Distrito Federal e a salvar vidas e se coloca à disposição para auxiliar em qualquer tarefa necessária.