Uma mesa redonda para discutir a aplicação da Portaria 272/19, da Secretaria de Estado de Saúde do DF, foi realizada no dia 2 de maio, no auditório do sindicato, na 607 Sul. Na oportunidade, representantes de Entidades Médicas se posicionaram sobre o assunto. O 1º secretário do CRM-DF, Procópio Miguel dos Santos e a Conselheira Federal e Regional Rosylane Rocha, participaram do evento. A portaria, publicada no dia 17 de abril, reedita normas de conduta no atendimento aos pacientes.

A Conselheira Regional e Federal de Medicina, Dra. Rosylane Rocha, afirmou que os dirigentes da SESDF necessitam entender que o médico está trabalhando na beira do abismo, no limite da falta de dequadas condições de atendimento ao paciente e a infração ética.

O médico não responde somente ao PAD, mas, ao Processo Ético do Conselho Profissional. Ainda, a Conselheira ressaltou que os médicos estão adoecendo e morrendo pelo estresse e sobrecarga de trabalho. Por fim, pediu providências para segurança dos Médicos e demais profissionais de saúde que estão sofrendo ameaças e agressões no exercício da função em decorrência do caos instalado e da revolta dos pacientes.

A médica finalizou esclarecendo que os médicos não são oposição ao Governo, mas, que não irão aceitar serem culpabilizados pelo caos na saúde, desrespeitados e nem ameaçados por meio de portarias. “Estamos todos juntos no mesmo barco! É preciso União e diálogo para modificar esta atual política de saúde no DF”.