O número de profissionais de saúde infetados pelo novo Coronavírus tem aumentado no Distrito Federal. Até na noite desta segunda-feira (20), pelo menos 3.247 profissionais já tinham contraíram a Covid-19, segundo dados da Secretaria de Saúde do DF.

No último final de semana, quatro servidores do Hospital Regional do Gama (HRG) faleceram com a doença. A unidade de saúde realizou uma homenagem para estes heróis com a presença de aproximadamente 50 pessoas, entre familiares e colegas de trabalho dos profissionais.

A pandemia do novo coronavírus fez aumentar a confiança da população nos médicos brasileiros. Eles se tornaram os profissionais de maior credibilidade em 2020, com 35% da confiança da população. Na segunda posição, aparecem os professores, com 21%.

Os resultados são de uma pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM). Foram ouvidas 1.511 pessoas de todas as regiões do país entre os dias 15 e 30 de maio de 2020. No Centro-Oeste, foram entrevistadas 116 pessoas.

Na pesquisa anterior, realizada em 2018, os médicos tinham um índice de 24% e ficavam atrás dos profissionais da educação, que obtiveram 34%.

A análise do material mostra que a pandemia aumentou os níveis de confiabilidade nos médicos: em uma pesquisa semelhante, feita em 2018, os profissionais tinham 24% de confiança da população.

O trabalho dos médicos na atual crise sanitária também é muito apreciado. 77% disseram que a atuação é ótima ou boa.

Confira outros dados obtidos com a pesquisa:

– 79% avaliam como ótimo ou bom o empenho dos profissionais no atendimento aos pacientes;

– 73% qualificam positivamente a assistência oferecida;

– 49% acreditam que o trabalho do médico não recebe a valorização merecida;

– 99% afirmam que os médicos carecem de condições adequadas para o pleno exercício da profissão;

– 95% acreditam que os médicos merecem medidas de valorização, como maior remuneração e planos de carreira.