Entidades Médicas do Distrito Federal irão realizar uma nova mobilização, no próximo dia 16 de julho (terça-feira), contra as medidas impostas pelo Programa Mais Médicos, os vetos relacionados ao PL do Ato Médico, entre outras ações que o governo federal pretende implantar no sistema de saúde do país.

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF), responsável por zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da medicina, realizará novo protesto contra as decisões impostas pela Medida Provisória nº 621/2013, que institui o Programa Mais Médicos do Governo Federal. A Associação Médica de Brasília (AMBr), a Associação Brasiliense dos Médicos Residentes (ABRAMER) e o Sindicato dos Médicos (SindMédico-DF) também participarão da mobilização, nesta terça-feira (16/07), às 15 horas, em frente à sede do CRMDF, localizada no Edifício Assis Chateaubriand, na 701 Sul. Os médicos seguirão em caminhada cívica até o Congresso Nacional.

As entidades e a classe médica do Distrito Federal se manifestarão também contra os vetos relacionados ao PL do Ato Médico, a contratação de médicos estrangeiros sem que antes passem pelo processo de revalidação do diploma, a ampliação do curso de Medicina por mais dois anos, entre outras medidas que o governo federal pretende implantar no sistema de saúde do país. Trata-se de uma manifestação nacional, pois médicos de todo o país voltarão para as ruas hoje (16.07) para protestar contra as medidas impostas à categoria.

Em relação à entrada de médicos estrangeiros no país, o presidente do CRMDF, Iran Augusto Cardoso, defende que o Estado não deve utilizar esse mecanismo absurdo para tentar sanar os problemas ligados à demografia médica. “Não podemos permitir a entrada no país de profissionais da área médica sem qualificação para atender a população, até mesmo na atenção básica. Para sanar os problemas causados pela má distribuição de médicos no país, principalmente nas localidades carentes do interior e nas periferias das cidades, o Governo deve oferecer uma infraestrutura adequada para o trabalho do médico e uma remuneração compatível com a responsabilidade dos profissionais de Medicina. Deve-se criar, inclusive, uma carreira de Estado, nos moldes da magistratura, para os médicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma.

Durante a caminhada, as entidades médicas pretendem conscientizar a população e a imprensa de que não faltam médicos no país, o que falta é um modelo de gestão decente. A classe médica também defende que a contratação de médicos estrangeiros sem revalidação não irá sanar os problemas causados pela péssima gestão na Saúde Pública do Distrito Federal. No intuito de exigir melhorias para o sistema público e com o apoio de entidades federais ligadas à área médica, o CRM convida os médicos, a população e a imprensa a participarem da passeata contra a assistência médica desqualificada, que o Governo Federal pretende implantar no país.

Dia: 16/07/2013 (terça-feira)

Local: concentração em frente à sede do CRMDF, localizada no Edifício Assis Chateaubriand, no SRTVS, quadra 701 Sul.

Trajeto: haverá uma caminhada cívica até o Congresso Nacional.

Fonte: Assessora de imprensa do CRMDF