Fotos: Rai Sampaio

O novo documento possui um chip que irá validar a certificação digital do médico futuramente. O material da carteira profissional também foi modernizado.

As primeiras carteiras digitais do país foram distribuídas no Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF), no último dia 02. O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz D’Ávila, estava presente na solenidade e entregou os novos registros profissionais ao presidente do CRMDF, Iran Augusto Cardoso, e aos demais convidados. Todos receberam a nova carteira digital em policarbonato, material similar aos cartões de créditos. O projeto piloto inclui também a entrega de carteiras nos Estados do Espírito Santo, Pará, Pernambuco e Santa Catarina.

Roberto D’Ávila ressaltou que este projeto iniciou-se em 2002, com o avanço do prontuário eletrônico, o qual vários médicos já adotaram. “Hospitais de grande porte e algumas secretarias estaduais de saúde já utilizam o sistema eletrônico. O ideal é que os médicos utilizem suas carteiras digitais para acessar o prontuário eletrônico”, acrescentou. D’Ávila ressaltou que o CFM pretende aumentar a segurança dos pacientes com a utilização desse novo instrumento.

Iran Augusto, presidente do CRMDF, parabenizou o projeto CRM digital e afirmou ainda que a certificação digital simboliza um avanço para a classe médica. “Sinto-me lisonjeado em receber das mãos do presidente do CFM as primeiras carteiras digitais do país. Os médicos inscritos neste CRMDF serão os pioneiros na utilização desse novo documento de identidade profissional, o que trará mais segurança para a classe médica de nossa cidade, tendo em vista que as características da atual carteira dificultam as falsificações”, destacou.

Participaram da solenidade de entrega os membros da diretoria do CRMDF, alguns ex-presidentes da autarquia (Eduardo Guerra e Luciane Costa Reis), além do conselheiro federal José Antonio Ribeiro Filho, da presidente da Academia de Medicina de Brasília, Janice Lamas, e do secretário interino de Saúde do Distrito Federal, Elias Fernando Miziara.

O secretário de Saúde parabenizou, na ocasião, o presidente do CFM pela implantação da carteira digital. Miziara assegurou também que a maioria das unidades de saúde do Distrito Federal já estão informatizadas. “O nosso próximo passo deverá ser a certificação digital dos médicos da Rede Pública”, afirmou.

Saiba mais…

O chamado CRM digital é uma carteira digital – em policarbonato (material similar ao de cartões de crédito), com um chip que poderá ser ativado para certificação digital. Os documentos estão sendo confeccionados pela Casa da Moeda do Brasil.

A adesão ao novo documento é facultativa. A atual cédula de identidade, instituída pela Resolução CFM 1.827/07, será gradualmente substituída e permanecerá válida para todos os que prefiram continuar a utilizá-la. Os que optarem pelo CRM digital poderão decidir pela ativação ou não do chip.

O processo para emitir o certificado digital é similar ao da emissão de um documento de identidade (RG, CPF ou CRM). O interessado deve procurar uma Autoridade de Registro (AR) que esteja necessariamente vinculada a uma Autoridade Certificadora (AC) capaz de emitir um certificado digital ICP-Brasil.

Um acordo de cooperação entre o CFM e a Caixa Econômica Federal (CEF) permitiu um preço bastante acessível, se comparado aos valores praticados pelo mercado, para os médicos obterem a certificação digital. Esta será uma das opções, atraente também pela capilaridade da CEF, mas a escolha é livre.

Se o chip não for habilitado, a carteira não terá o recurso da certificação digital, mas funcionará como documento de identidade profissional de alta resistência e maior segurança contra falsificações. Entre os itens de segurança estão: tinta opticamente variável, micro chip, micro letras, dados variáveis impressos a laser, tinta invisível reativa à luz ultravioleta, fundo de segurança e tinta metálica antisscanner.

Cartilha – Para auxiliar os médicos brasileiros a entenderem o que é Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e Registro Eletrônico de Saúde (RES), o CFM, em parceria com a Sociedade Brasileira de Informática na Saúde (SBIS), lançou a “Cartilha sobre prontuário eletrônico: a certifi cação de sistemas de registro eletrônico de saúde”. O documento está disponível nos sites do CFM e da SBIS – ou pelo link http://bit.ly/wXuGVl

Fonte: Assessoria de imprensa – CFM