O Conselho Regional de Medicina (CRM-DF) recebeu nesta quarta-feira (08), médicos membros das Comissões de Ética Médica de 15 hospitais e clinicas de Brasília.

Cerca de 100 médicos foram convidados para receber o Certificado da Comissão de Ética Médica, esclarecer dúvidas sobre a atuação da Comissão, conhecer as novas instalações do Conselho e conversar sobre temas relevantes da medicina. Participaram da mesa de abertura o presidente do CRM-DF Farid Buitrago, a primeira secretária Marcela Montandon, os conselheiros Cristofer Martins, Kenicássio Jesus Batista e Odésio Luiz Lunz. O servidor responsável pela Comissão de Ética do CRM-DF, Celi Guimarães também participou do evento.

As instituições convidadas foram: Hospital Santa Lucia S/A, Intermed – Núcleo de Medicina Interna de Brasília Ltda, Climiti – Clínica de Medicina Interna e Terapia Intensiva Ltda, Rede D’Or São Luiz S.A, Hospital Anchieta Ltda, Clinep – Clínica de Neonatologia e Pediatria Ltda, Soc. Beneficente de Senhoras Hospital Sírio Libanês, Acreditar Oncologia S.A, Cliab Clínica de Inaloterapia e Anestesiologia e Brasília Ltda, Ortholife – Clínica de Ortopedia e Traumatologia Ltda, Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF, Gesta Vida Ginecologia e Obstetrícia Ltda, Instituto Voxel de Diagnóstico por Imagem Ltda. EPP, Prospect Serviços Médicos Ltda EPP e a UPA Unidade de Pronto Atendimento São Sebastião.

Cabe à Comissão de Ética Médica fiscalizar o exercício da atividade médica na instituição a qual se encontra vinculada, atentando para que as condições de trabalho do médico, bem como sua liberdade, iniciativa e qualidade do atendimento oferecido aos pacientes estejam de acordo com os preceitos éticos e legais que norteiam a profissão; instaurar procedimentos preliminares internos mediante denúncia formal ou de ofício; colaborar com o Conselho Regional de Medicina na tarefa de educar, discutir, divulgar e orientar os profissionais sobre temas relativos à ética médica; atuar preventivamente, conscientizando o corpo clínico da instituição onde funciona quanto às normas legais que disciplinam o seu comportamento ético; orientar o paciente da instituição de saúde sobre questões referentes à Ética Médica; atuar de forma efetiva no combate ao exercício ilegal da medicina; e promover debates sobre temas da ética médica, inserindo-os na atividade regular do corpo clínico da instituição de saúde.

O CRM-DF tem como objetivo se aproximar dos médicos e ajudá-los em suas ações no dia a dia e a melhorar as condições de trabalho dos profissionais que lidam com a saúde da população.

Confira as fotos do evento clicando aqui.