A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor e tornou ainda mais importante ter atenção com os dados obtidos dos pacientes e, consequentemente, com o sigilo profissional.

Os principais pontos da legislação são: explicar ao consumidor / paciente o motivo da obtenção de determinadas informações e o que será feito com elas.

Por isso, médico, tenha cuidado com as plataformas que você utiliza para a telemedicina. O CRM-DF alerta que ferramentas de prescrição eletrônica comerciais, por exemplo, nem sempre mantêm a segurança ideal para os dados.

Então, a dica é utilizar a plataforma desenvolvida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Ela é gratuita e ainda oferece o serviço de validação de documentos. Acesse pelo link: prescricaoeletronica.cfm.org.br