Levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre concursos públicos para contratar médicos indica que, em média, o valor oferecido por prefeituras representa menos da metade do que é referenciado pelas representações sindicais da categoria. Atualmente, o piso pleiteado é de R$ 14.134,58 para 20 horas semanais de trabalho. Segundo os editais lançados no primeiro semestre de 2018, no entanto, a média de salários oferecidos foi de R$ 5.520,73 para essa jornada.

Entre os 441 concursos analisados, que totalizam pouco mais de cinco mil vagas (incluindo a de cadastro-reserva), somente quatro oferecem salários cujo valor por hora supera o piso nacional – dois no Paraná, um em Minas Gerais e um no Amazonas. Quando se avalia a remuneração inicial média por estado, no entanto, nenhum deles alcança o piso sugerido pela categoria.

Com 37% das vagas oferecidas em concursos abertos neste ano, o Nordeste possui a menor média salarial dentre as regiões brasileiras. Para jornadas semanais de 20 horas, seus concursos oferecem salário inicial médio inferior a R$ 4 mil. Aos que concorrerem às vagas de 40 horas, a remuneração média foi de R$ 6,6 mil.

Já no Sudeste, onde se concentra quase um terço das vagas abertas, o vencimento médio girou em torno de R$ 4 mil (20 horas por semana) e R$ 8 mil (40 horas). O Norte reúne o menor volume de vagas, com apenas 4%, para as quais foram oferecidos valores médios de R$ 4,6 mil (20 horas) e R$ 10,2 mil (40 horas).

O Sul e o Centro-Oeste registraram médias salariais acima da nacional, com vencimentos de R$ 6.278,24 e R$ 7.108,68 por 20 horas semanais, respectivamente. Aos interessados em assumir postos que exigem o dobro dessa carga horária, a oferta média foi de R$ 11,5 mil no Sul e R$ 11,1 mil no Centro-Oeste. Dentre os editais analisados, havia cerca de 500 vagas disponíveis em órgãos federais, como Marinha, Polícia Federal e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Saiba mais:

Remuneração não é fator exclusivo para fixação dos profissionais

Valor de salário oferecido nos concursos afronta a ética médica

concursosuf2018