
A situação fez com que o CRM-DF se mobilizasse junto as Faculdades de Medicina de Brasília e conseguisse que o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UNB), Dr. Paulo César de Jesus, assinasse o ofício que garantiu a manutenção do título de Médico na universidade, após recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM). A aceitação da UNB fez com que todas as outras Faculdades de Medicina do DF também mantivessem o título de Médico nos diplomas.
No dia 30 de setembro, a presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Martha Helena Pimentel Zappalá Borges convocou mais de 60 estudantes de medicina para participar da sessão de votação da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Os jovens médicos lotaram o Plenário 10, do anexo 2, onde foi realizada a votação. Eles se manifestaram através de cartazes escritos: “Eu apoio a padronização do diploma médico”. Na ocasião, a Dra. Martha Helena e o Dr. Paulo César de Jesus também estiveram presentes no evento.
Também apoiaram a causa, a Associação dos Estudantes de Medicina do DF (AEMED), Associação Brasiliense de Médicos Residentes do DF (Abramer) e a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), além das faculdades de medicina do DF.