NOTA À IMPRENSA

Indicativo de interdição ética da unidade de Cabeça e Pescoço do HBDF

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) no uso de suas atribuições visando a preservação da dignidade e segurança do exercício profissional do médico e o atendimento à população decidiu que a Unidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) está sob indicativo de interdição ética.

A decisão foi tomada depois de a Autarquia ter recebido uma denúncia dos profissionais de saúde da unidade relatando as condições inadequadas ao exercício profissional e segurança do ato médico.

A Secretaria de Saúde do DF e o Hospital de Base do DF foram informados e notificados, mas como não tomaram as providências cabíveis, a unidade, agora, está sob o indicativo de interdição ética. A decisão foi tomada de acordo com a Resolução do CFM Nº 2.062/2013 que dispõe sobre a interdição ética, total ou parcial, do exercício ético-profissional do trabalho dos médicos em estabelecimentos de assistência médica ou hospitalização de qualquer natureza, quer pessoas jurídicas ou consultórios privados, quando não apresentarem as condições exigidas como mínimas na Resolução CFM nº 2.056/13 e demais legislações pertinentes.

“Art. 1º Define-se como interdição ética do trabalho do médico (IEM) a proibição, pelo respectivo Conselho Regional de Medicina, de o profissional exercer seu trabalho em estabelecimentos de assistência médica e hospitalização por falta de condições mínimas para a segurança do ato médico”.

Após a decisão, a SES/DF tem 30 dias para sanar as irregularidades apontadas na vistoria realizada pelo CRM-DF. Caso os problemas não sejam resolvidos, a unidade ficará interditada até a sua regularização.

Baseado no Relatório de vistoria e fiscalização do CRM-DF, a Autarquia vai analisar as condições de atendimento das diversas especialidades cirúrgicas do HBDF, podendo também fazer a mesma iniciativa de interdição.