Durante a mesa de abertura do III Fórum do CRM-DF de Prevenção ao Suicídio, os participantes relataram sobre a importância de tratar sobre o tema, principalmente para o público jovem. “Suicídio é a segunda causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos, segundo a OMS”, relatou o presidente do CRM-DF, Farid Buitrago Sánchez. A primeira causa são acidentes de trânsito. “Precisamos aprender a lidar com a doença e saber ajudar na prevenção dela. Esse assunto não pode ser tema só no mês de setembro, mas o ano todo”, completou Farid.

Para o Dr. Emmanuel Fortes Silveira Cavalcante, 3º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), o suicídio começou a ser tratado como um tema importante há anos e hoje existe uma grande mobilização em todo o Brasil mostrando a grande importância da prevenção ao suicídio e de fazer campanhas como o Setembro Amarelo.

Dr. Ognev Cosac, presidente da Associação Médica de Brasília (AMBr), ressaltou a grande importância do assunto ser apresentado para a classe médica, principalmente aos jovens. “Me enche de alegria ver tantos jovens em um evento como este que trata de um tema tão relevante.

O Diretor Jurídico do Sindicato dos Médicos de Brasília (SindMedico), Antônio José Francisco Pereira dos Santos, fechou a mesa de abertura dizendo que o número de suicídios entre os profissionais de saúde aumentou. “Essa é uma forma terrível de terminar a vida, por isso nós temos que tratar o tema amplamente. É uma honra participar desse Fórum”, concluiu.

O Fórum também abordou temas como: Novas Políticas sobre Prevenção do Suicídio e Automutilação, Campanha Setembro Amarelo, Manejo Clínico na Unidade de Emergência, o suicídio como Emergência Médica, Abordagem do Risco de Suicídio em Serviços de Urgência: SAMU, UPA e outros Pronto Atendimento, Educação em Saúde como Estratégia para a Redução do Suicídio e Automutilação, Dependência Química em Médicos, entre outros.

Assista o evento compreto em:https://www.youtube.com/watch?v=8n-LE2QMsVs