O objetivo do evento é aprimorar os profissionais de saúde no tratamento de pessoas com deficiência. O Congresso irá apresentar trabalhos sobre educação, inclusão social, acessibilidade e saúde.

A Associação Brasileira de Odontologia para Pessoas com Necessidades Especiais teve a iniciativa de promover o evento com a finalidade de debater e procurar soluções, junto às diferentes áreas da saúde, em prol do bem estar das pessoas com deficiência e, com isso, promover avanços sociais para o país. O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF) e outras autarquias do país, voltadas para a área da saúde, estão colaborando com a realização do congresso. O evento ocorrerá entre os dias 16 e 19 de maio de 2013, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. A programação e as inscrições do congresso estarão disponíveis no site www.saudeinclusiva.com.br, a partir de 1º de agosto.

Um dos principais objetivos do congresso é contribuir com as metas do plano “Viver sem limites”. Trata-se de um plano nacional de direitos da pessoa com deficiência, lançado em 2011, voltado para ações no âmbito da educação, inclusão social, acessibilidade e saúde. Em relação à parte clínica, existe a proposta de criar protocolos e diretrizes terapêuticas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de aprimorar os profissionais diante do atendimento às pessoas com deficiência. A realização do congresso visa também estimular o interesse de acadêmicos e profissionais na especialização do tratamento de pessoas com deficiência e apresentar trabalhos científicos relevantes para a sociedade brasileira em torno do tema de atendimento à saúde desses cidadãos. A comissão organizadora pretende ainda, entre outros objetivos, promover a integração entre as diversas áreas da saúde, permitindo estreitar o relacionamento e o conhecimento recíproco das atividades desempenhadas.

De acordo com os organizadores do evento, “o 1º Congresso Internacional sobre Saúde da Pessoa com Deficiência tem a finalidade de fomentar debates que busquem soluções e que promovam a capacitação e a qualificação permanente de profissionais”. O evento destina-se às organizações e profissionais, brasileiros e internacionais, da área da saúde. Estão previstas as participações de representantes de órgãos governamentais; hospitais, clínicas e consultórios especializados ou não; profissionais do SUS; organizações não–governamentais; empresas privadas, diretas ou indiretamente, ligadas ao tratamento de deficientes físicos; instituições acadêmicas e de pesquisa; indivíduos com deficiência, seus familiares e responsáveis, além de outros setores da sociedade que lidam com o assunto. Estima-se a participação de 2000 profissionais de saúde cadastrados no Congresso e, aproximadamente, 3000 pessoas por dia, entre representantes de entidades, órgãos governamentais e cidadãos.

O congresso internacional conta também com o apoio de órgãos da administração pública, entre eles a Casa Civil, Secretarias vinculadas à Presidência da República, Ministérios da Educação, Saúde Trabalho e Emprego, entre outros. O Governo do Distrito Federal também contribuirá com o evento. Entidades vinculadas à sociedade – autarquias, fundações e organizações não–governamentais, iniciativa privada e instituições e órgãos de fomento à pesquisa científica – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).