I Fórum Nacional de Integração de Médico Jovem

O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou nos dias 10 de 11 de agosto o I Fórum Nacional de Integração de Médico Jovem, no auditório do CFM. O evento contou com a participação de grandes nomes da medicina, estudantes e representantes do Médico Jovem.

A presidente do CRM-DF, Martha Helena Pimentel Zappalá Borges, uma das palestrantes do evento, solicitou que todas as faculdades de medicina do Distrito Federal liberassem seus alunos para participar do Fórum. O auditório do evento ficou lotado com os estudantes da Católica, Faciplac, UnB e Escs. Os alunos que assistiram os dois dias de palestras receberam um certificado de participação.

“Agradeço as faculdades que liberaram os alunos para participar do Fórum. Acredito na força do Médico Jovem e que ele é o futuro do país. Tenho esperança grande nesses jovens que nos seguem que devem acompanhar de perto o nosso trabalho. O CRM-DF montou uma Comissão do Médico Jovem com objetivo de aproximar esses médicos, para entendam o que é conselho, qual o papel da autarquia e que aprendam a lidar com essa grande crise que estamos passando”, disse Martha.

A saúde física e mental dos Jovens Médicos que passam por rotinas estressantes e situações que vão além da carreira médica e debates sobre o futuro da Residência Médica no Brasil foram alguns dos temas abordados durante o Fórum. Os palestrantes mostraram preocupação com rumos impostos a partir da Lei do Mais Médicos (Lei 12.871/2013), que trouxe profundas transformações na área, como a imposição da titulação de Medicina Geral de Família e Comunidade como pré-requisito para a participação na maioria das residências.