Atento ao futuro dos profissionais de medicina, o CRMDF realizou o primeiro congresso voltado para estudantes.Mais de 300 inscritos participaram dos três dias de evento.

A solenidade de abertura do I Congresso de Ética Médica dos Estudantes de Medicina (CEMEM) do Distrito Federal reuniu centenas de estudantes e importantes representantes do meio médico, no auditório da Universidade Católica de Brasília. O evento, realizado entre os dias 08 e 10 de abril, contou com a participação do Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto D’Ávila, que prestigiou os convidados com uma interessante palestra sobre os desafios da ética médica no século XXI. Em seu discurso, o presidente enalteceu o valor da compaixão, do real compromisso do médico de acompanhar o seu paciente, de zelar pela saúde e de se esforçar pela cura do enfermo.

Na ocasião, D’Ávila também parabenizou a iniciativa do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF) de realizar o primeiro congresso sobre ética médica, voltado para os estudantes. Ao presenciar o auditório repleto, o presidente falou sobre a relevância desse debate nos dias de hoje. “Não é comum atrair a atenção de jovens para assuntos éticos. O que é comum é a atração de estudantes para temas direcionados à cirurgia plástica, dermatologia e novas tecnologias”, afirmou.

Alexandre Castillo, presidente do CRMDF, reafirmou a importância de se discutir temas éticos, ao lembrar o momento histórico que a medicina se encontra, o início da vigência do novo Código de Ética Médica. Ao destacar pensamentos de filósofos, como Baruk Spinoza, iniciador do pensamento iluminista, Castillo finalizou o seu discurso ao citar o valor do atual ordenamento da medicina, no qual estão atualizados conceitos e normas que vigoram há mais de 21 anos.

Nos demais dias do congresso, foram debatidos outros temas, pautados no cotidiano médico, como o segredo médico para os estudantes; prontuário médico – responsabilidade do estudante; consulta médica – limites do estudante; pesquisa em células-tronco; o SUS que temos e o SUS que queremos; respeito ao cadáver e peças de anatomia e o Código de Ética Médica do Estudante. Duante o evento, ocorreram debates, palestras e mesas.

Preocupada com a qualidade do evento, a comissão organizadora do evento do CRMDF, integrada pelos conselheiros Farid Buitrago, Josélia Nunes e Procópio Miguel, reuniu profissionais conceituados como palestrantes. Entre os participantes, estava o conselheiro Aloísio Tibiriçá (segundo vice-presidente do CFM); o Dr. Marcos Gutemberg Fialho (presidente do Sindicato dos Médicos); a Dra. Glória Andrade (vice-diretora do Curso de Medicina – FACIPLAC) e o Dr. José Saraiva (presidente da Academia Brasileira de Medicina). “É uma honra organizar um evento com profissionais conceituados, que possam ensinar e acrescentar informações importantes a esses jovens. Somos os primeiros a se preocupar com os estudantes de medicina”, afirmou Farid.

Fonte: Assessoria de Imprensa – CRMDF