A unidade de saúde esta com a estrutura organizada, com sistema de ventilação negativa e filtragem do ar, além de suportes de segurança

O Hospital de Campanha do Complexo Penitenciário da Papuda foi vistoriado nesta terça-feira (02) pelo Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF).

Idealizado como espaço para atendimento a casos de Covid-19 da população carcerária, o local contará com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 leitos de enfermaria para a população carcerária do DF. Segundo informações da Secretaria de Saúde do DF, a previsão inicial era de que a unidade de saúde fosse entregue em maio, mas ocorreu um atraso de duas semanas na obra devido a um problema na escavação do local que estava alagado. Até o momento, o hospital ainda não foi mobiliado.

Apesar da demora, o CRM-DF verificou que o local já esta com a estrutura organizada, com sistema de ventilação negativa e filtragem do ar, além de suportes de segurança.

A SES-DF também informou ao Conselho, que a unidade de saúde funcionaria nos próximos 180 dias para atender os casos com o novo Coronavírus, mas que mesmo com o fim da pandemia, deverá ficar a disposição da população carcerária, dos servidores e dos trabalhadores do meio prisional.

Após a fiscalização, o Conselho solicitou esclarecimentos a SES-DF sobre alguns pontos que ficaram pendentes durante a visita, como por exemplo, o fluxograma de realização de exames laboratoriais e de imagens; a contratação dos profissionais de saúde – Se serão funcionários públicos alocados ou de empresas terceirizadas; o período de atendimento do hospital e as contratações, entre outras indagações. A secretaria tem um prazo de até 30 dias para responder os esclarecimentos ao CRM-DF.

O Conselho vai continuar acompanhando a criação do Hospital de Campanha e se todas as medidas de atendimento serão cumpridas pela SES-DF.