Estudantes de medicina participam de curso de acidente com múltiplas vítimas

Mais de 100 estudantes de medicina do 12º semestre de quatro faculdades do Distrito Federal (Católica, ESCS, UnB e Faciplac) participaram, de 1 a 3 de agosto, do Curso Básico de Urgência e Emergência- Acidente com Múltiplas Vítimas, promovido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-DF) em parceria com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do DF. O curso teve duração de oito horas, sendo quatro de aula teórica e quatro de aula prática.

A abertura do curso ocorreu segunda-feira (1), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) e contou com a participação da presidente do CRM-DF, Martha Helena Pimentel Zappalá Borges, do Subsecretário de Atenção a Integral à Saúde da SES-DF, Daniel Seabra, do coordenador do Samu, Rafael Vinhal, e dos médicos Pedro Henrique Tavares e Rawllison Luciano da Costa, da Comissão do Médico Jovem. Após a apresentação de abertura, o cirurgião geral, Rodrigo Caselli Belém, ministrou uma palestra aos estudantes.

As aulas práticas foram realizadas por instrutores especializados do SAMU na terça e quarta feiras (2 e 3), no Núcleo de Educação e Pesquisa do SAMU (NEP). Os futuros médicos foram instruídos em como realizar o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, priorizando a classificação de risco das vítimas. Os alunos também aprenderam sobre as rotinas envolvidas para garantir a condução adequada para socorrer cada tipo de vítima. Após a conclusão do curso, todos os estudantes receberam um certificado de participação.

Os estudantes ficarão de prontidão para os Jogos Olímpicos, podendo ser acionados em casos de incidentes com múltiplas vítimas que possam ocorrer no DF.