Na última segunda- feira (4), a diretoria do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) se reuniu com o Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, para levar ao Secretário a necessidade de prover melhores condições de trabalho aos médicos e uma saúde digna a população.

Durante o encontro, foi entregue ao Secretário um relatório com as fiscalizações realizadas pelo CRM-DF em conjunto com o Ministério Público nos hospitais regionais, postos de saúde e UPAs. No documento, a autarquia apontou as deficiências encontradas nas unidades de saúde como falta de insumos, desfalque de equipes médicas, aparelhos sem manutenção, entre outras situações. O objetivo é garantir uma saúde de qualidade e condições dignas de trabalho para que os profissionais de saúde façam um trabalho de excelência à sociedade.

A segunda secretária do CRM-DF, Dra. Marcela Montandon, também expôs a preocupação com a saúde da Classe Médica e coma assistência à saúde da população. “Sem condições dignas de trabalho, os médicos estão adoecendo. A situação está complicada para ambos os lados e precisamos encontrar uma solução para essa problemática”, afirmou Marcela.

O presidente do CRM-DF, Dr. Farid Buitrago Sanchez, explicou a necessidade das melhorias nas unidades de saúde e do redimensionamento do quadro de funcionários para construir uma saúde melhor no Distrito Federal e, concluiu: “Estamos ao dispor da SES-DF para contribuir de forma técnica e ética. Continuaremos com as fiscalizações apontando as irregularidades e também alertas em relação ao adoecimento dos médicos em virtude da precariedade das condições de trabalho”.

Após ouvir os questionamentos do Conselho, o Secretário informou que também está preocupado com a situação da saúde e que está realizando um levantamento em toda a Secretária de Saúde. A prioridade é melhorar a infra-estrutura das unidades, organizar os contratos dos equipamentos e medicamentos para melhorar as condições de trabalho dos 35 mil funcionários da SES-DF. “Queremos restabelecer os contratos para que os médicos possam trabalhar com estrutura. Estamos fazendo uma força tarefa nos hospitais e UPAs do DF para montarmos estratégias emergenciais. Também estamos verificando o déficit de médicos em cada especialidade”, informou Osnei Okumoto.

O CRM-DF vai continuar atuando com as fiscalizações nas unidades de saúde. O conselho já elaborou um cronograma de fiscalização em conjunto com o Ministério Público para 2019 e organizou visitas inopinadas a serem feitas nos Hospitais Regionais para ouvir os médicos in loco.