Postos de doações do Distrito Federal estão com estoques baixos

O Dia Nacional da Doação de Leite Materno é comemorado no dia 19 de maio. A mobilização social é fundamental para alcançar a missão da Rede de Bancos de Leite Humano do Distrito Federal que é promover e apoiar o aleitamento materno e a doação de leite humano. Segundo a coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, Miriam Santos, atualmente, 2.036 mulheres estão cadastradas como doadoras em todo o DF. A média de doação mensal é de 1,3 mil litros, quando deveria ser de, no mínimo, 1,5 mil para manter a distribuição sem apertos. A coordenadora explica que a sensibilização social é fundamental para alcançar a missão dos BLH de promover e apoiar o aleitamento materno e a doação de leite humano. Em abril deste ano, os estoques recuperaram o volume coletado, mas ainda não é o suficiente para atender a grande demanda. “Demos uma recuperada, mas a sensação é de que, no final do mês, perdemos o fôlego. O BLH do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), por exemplo, é um dos mais necessitados de doação”, informou, Míriam Santos. A população pode ajudar a mudar este cenário doando mais leite materno.

Pontos de doações de Leite Humano no DF:
• Hospital Materno Infantil de Brasília
• Hospital Regional da Asa Norte