No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico e o Conselho Regional de Medicina (CRM-DF) homenageou todos aqueles profissionais que estão linha de frente, na luta contra o novo coronavírus. Atualmente, 16.356 médicos trabalham para levar saúde à população do Distrito Federal. Deste número, 51% são homens e 49% mulheres. As atitudes heróicas desses profissionais estão sendo lembradas pelo CRM-DF para comemorar esta data tão especial.

Em meio a máscaras, capotes, luvas, óculos e outros equipamentos necessários para evitar a transmissão do vírus, há uma pessoa que deixou a família em casa para cuidar de outras vidas. As jornadas de trabalho extensas e os momentos de alta carga emocional mudaram a rotina de muitos médicos. Tecnicamente, por estarem na linha de frente ao atendimento de pacientes graves acometidos por uma doença viral, que por vezes pode ocasionar em desfechos desfavoráveis, muitos profissionais chegam à exaustão. A busca incessante pela recuperação dos pacientes é um grande desafio que vem sendo vencido com maestria por estes médicos. “Estamos comemorando um dia do médico em um ano muito difícil. Queremos parabenizar todos aqueles que trabalharam na linha de frente e continuam atuando, enfrentando a doença e tratando todos os pacientes que procuraram o serviço de saúde. Foi um ano que mostrou a grande importância da profissão médica para o mundo”, disse o presidente do CRM-DF, Farid Buitrago.

O Conselho também lamenta a morte de quatro médicos da capital pela Covid-19 e se solidariza com os familiares e amigos. Durante as comemorações no decorrer da semana, os mais de 80 médicos que completaram 50 anos ininterruptos de profissão sem sanção ética também serão homenageados pelo CRM-DF. “Esses médicos são um exemplo para todos a seguir. Pessoas como vocês que trabalharam a serviço da sociedade são importantíssimos para a população em geral. Parabéns”, completou.

Assista o vídeo do CRM-DF em homenagem aos médicos do Distrito Federal: https://www.youtube.com/watch?v=icjinIVrbks&t=5s