DF contrata 400 médicos temporários para ampliar atendimento

O atendimento de saúde na capital federal durante o período da Copa do Mundo vai se concentrar na área central da cidade, onde está localizado o Estádio Nacional Mané Garrincha, e no Taguapark, local onde ocorrerá a Fan Fest (área com telão para os torcedores assistirem às partidas), em Taguatinga, a cerca de 25 km da área central de Brasília.

Brasília deve receber 490 mil visitantes, segundo estimativa do Ministério do Turismo, e vai abrigar sete partidas do Mundial, marcado para ocorrer no período de 12 de junho a 13 de julho.

No estádio e nas redondezas (até 2 quilômetros de distância da arena), a Federação Internacional de Futebol (Fifa) é a responsável pelos atendimentos de emergência. Segundo a federação, o Mané Garrincha terá oito postos de atendimento e cerca de 150 profissionais de saúde entre médicos de diversas especialidades, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que os servidores dos hospitais não terão folga, abono ou férias nesse período e que houve a contratação de 443 médicos temporários para reforçar as equipes no Mundial. “Vamos credenciar 200 leitos de retaguarda na rede privada para suporte ao Hospital de Base do Distrito Federal que será referência no atendimento a pacientes com trauma e [na área] neurocardiovascular”, disse a secretaria, em nota.

Nas proximidades do estádio, o Hospital Regional da Asa Norte e o Hospital Universitário de Brasília serão referência para atendimento de emergência médica para adultos e o Hospital Materno Infantil, para crianças. Perto do Mané Garricha, também será montado um posto médico avançado, nos mesmos moldes da Copa das Confederações, com capacidade para resolver 99% dos problemas de saúde que ocorrem no local.

Perto da Fan Fest também será montado um posto médico avançado que vai funcionar das 10h às 22h. O Hospital Regional de Taguatinga e o Hospital Regional de Ceilândia serão as referências no atendimento de emergência

A rede hospitalar fixa contará ainda com cinco unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que funcionam 24 horas: Samambaia, Recanto das Emas, São Sebastião, Núcleo Bandeirante e Ceilândia.

O Centro Integrado das Ações de Saúde (Cias) fará a integração de toda a estrutura e vai monitorar as situações de crise. O Cias vai fazer o monitoramento diário dos indicadores epidemiológicos, sanitários e ambientais e o gerenciamento de risco.

Para o atendimento pré-hospitalar móvel, operado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Distrito Federal dispõe de 38 ambulâncias, 20 motolâncias, e dois helicópteros, um da Polícia Rodoviária Federal e outro do Corpo de Bombeiros. Nos dias de jogos, dez viaturas e oito motos ficarão perto do estádio das 7h às 19h. Na Fan Fest, quatro ambulâncias e quatro motos estarão de prontidão. Uma central será responsável pela triagem dos pacientes.

“Na Copa das Confederações, tivemos a experiência das manifestações e esperamos esse cenário [na Copa do Mundo]. Os servidores estão capacitados para esse tipo de evento. Maior índice de ingestão de bebidas alcoólicas e intoxicação por entorpecente também são esperados”, disse a chefe de enfermagem do Samu, Fernanda Carneiro, ressaltando que o esquema montado para a Copa não vai comprometer o atendimento à população.

Pacientes sem risco de morte e com plano de saúde serão encaminhados para hospitais particulares da rede credenciada,  segundo a Secretaria de Saúde.

(Fonte: Agência Brasil. 21.05.14)