A visita da corte mais alta da classe médica ao CRMDF foi um marco para ambos os Conselhos, que pretendem atuar com maior interação.

O plenário do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF) estava repleto, na última quarta-feira (11), de conselheiros federais e distritais. Esse encontro ocorreu graças à iniciativa da nova diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM), de visitar o conselho local, a fim de aumentar o intercâmbio entre o federal e o regional.

Essa interação resultará na união de forças para atender as necessidades dos médicos e da sociedade. “Devemos atuar juntos, distribuir melhor as nossas ações para direcionar melhor os médicos de nosso país”, afirmou o presidente do CFM, Roberto d’Ávila. Na ocasião, o presidente citou a necessidade de divulgar o trabalho dos conselhos regionais e federais. Segundo ele, a classe médica ainda desconhece a atuação desses órgãos.

Lisonjeado com a visita, o presidente do CRMDF, Alexandre Castillo, destacou a relevância dessa aproximação para a classe médica e para população. Ele defende que as demandas, as propostas e as sugestões dos conselhos devem ser debatidas constantemente, entre as duas esferas, nacional e regional. “Trata-se de uma iniciativa importante, que merece elogios. É fundamental contarmos com o apoio do Conselho Federal para o desenvolvimento do nosso trabalho”, declarou Castillo.

Na ocasião, os membros da diretoria e os demais conselheiros do CRMDF apresentaram suas funções e suas propostas para os próximos quatro anos de mandato. O mesmo ocorreu com os representantes do CFM, que revelaram suas metas e seus planejamentos. “Nós fazemos parte da sociedade e a ela devemos honrar eticamente. Buscaremos juntos melhor condições para atender a população”, afirmou Aloísio Miranda, 2º vice-presidente do CFM.

A diretoria recém-empossada do Conselho Federal de Medicina visitará, ainda, os demais conselhos regionais do país. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a maratona de encontros e reuniões ocorrerá até dezembro de 2010. A intenção dessa nova gestão é aproximar as unidades, que regulamentam e fiscalizam o exercício profissional. Para isso, a programação da caravana do CFM prevê uma média de duas visitas por mês, em diferentes capitais.

Fonte: Assessora de Imprensa CRMDF