O Conselho Regional de Medicina (CRM-DF), o Ministério Público (MPDFT),  o Conselho Regional de Enfermagem (COREN), o Conselho Regional de Farmácia (CRF) e os Direitos Humanos da OAB, unidos, denunciam os inacreditáveis acontecimentos que os Hospitais Regionais estão vivenciando em vistoria conjunta, no que tange às condições de trabalho, à falta de materiais e medicamentos, à superlotação de pacientes e à escassez de recursos humanos, principais achados das vistorias.

O grupo iniciou as vistorias em 02 de março de 2009 no HRAS, por ocasião do desabamento do teto do Bloco Materno-Infantil, o que levou ao “improviso” na alocação dos leitos de UTI neonatal e conseqüente redução da disponibilidade do serviço. Em conseqüência, a obstetrícia reduziu também o número de partos de 20 para 5 diários.

Em 16 de março de 2009, o grupo visitou o HRG, encontrando déficit de cerca de 272 médicos, 137 enfermeiros e 515 técnicos de enfermagem, entre diversos outros profissionais; faltam materiais e equipamentos hospitalares em todos os setores, e há superlotação de pacientes na emergência. Em continuidade ao trabalho, o HRP foi vistoriado em 23 de março e o principal achado lá foi uma gestão de contrastes; constatou-se que dos 240 leitos gerais apenas 80 estão sendo ocupados: a carência de profissionais de saúde está impedindo a ativação destes 160 leitos restantes.