Temas relevantes para uma formação consolidada em princípios éticos são transmitidos durante o XXXIV Curso de Ética Médica, promovido pelo Conselho Regional Medicina do Distrito Federal (CRMDF) e coordenado pelo Dr. Farid Buitrago, Ginecologista e Mastologista. O público alvo do curso é o médico recém-formado, que totalizam mais de 150 nesse evento. O curso, realizado ao longo do mês de setembro, promove o debate de assuntos referentes à ética e à saúde suplementar, erro médico, responsabilidade profissional, prontuário médico, perícia médica, atestado, eutanásia, distanásia, entre outros assuntos relevantes para o exercício da Medicina.

Médicos renomados, como Dr. Alexandre Castillo, presidente do CRMDF, Dra. Edna Xavier, diretora do CRMDF, médica gineco-obstetra e nutróloga, Dr. Cantídio Vieira, médico perito, Dr. Júlio Meirelles, pneumologista, Dra. Maria Mouranilda, nefrologista, e outros qualificados profissionais de saúde irão ministrar as aulas ao longo desse mês. Vale destacar que o CRMDF reconhece a importância desse curso e por isso tem se dedicado, a cada semestre, em transmitir um conteúdo de qualidade a todos os participantes. “Os médicos que estiverem aptos e agirem de forma prudente e ética serão profissionais de sucesso”, afirma o Dr. Dimitri Gabriel Homar, primeiro Secretário do CRMDF, ao destacar a importância desse curso para o médico residente.

A aula inaugural do Curso de Ética foi promovida no auditório do Hospital Regional da Asa Sul (HRAS), no último dia 02. Na ocasião, o Dr. Roberto D’Ávila, vice-presidente do CFM, realizou uma palestra que tratou sobre as diferenças entre moralidade e ética, destacou as normas ideais para a conduta do médico e ainda enfatizou os pontos relevantes sobre o Ato Médico, tema referente ao Projeto de Lei de número 7703/2006, que regulamenta e especifica as prerrogativas dos médicos. Ele defendeu que somente os médicos devem diagnosticar e tratar doenças e, na realidade, profissionais, com formações distintas, exercem tal ofício sem a devida capacitação.

Fonte: Assessoria de Imprensa – CRMDF