O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF) realizou o “Seminário de Ética e Honorários Médicos”, na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr), no último dia 10. A idéia de promover o evento partiu da conselheira Josélia Lima, que ao visitar o CRM do Rio de Janeiro, estimulou-se em implantar uma Comissão de Honorários Médicos em Brasília, após observar o relevante trabalho desempenhado pelos conselheiros do CREMERJ. Segundo ela, este projeto foi implantado há alguns anos na capital carioca e já atingiu resultados significantes para a classe médica ligada àquela regional.

Diante da nova iniciativa, a conselheira e os demais membros do CRMDF mobilizaram-se para realizar o seminário, a fim de proporcionar uma discussão sobre o atual quadro da classe médica, que é submetida, atualmente, a ínfimos salários. “O CRMDF pretende despertar o real valor do médico na sociedade. O respeito ao nosso exercício, aos nossos honorários, é uma questão de ética”, afirmou Josélia. Para ela, este tipo de evento promove um alerta sobre a necessidade de implementar um grupo de trabalho, que lute por honorários médicos dignos, em Brasília e no restante do país.

Entre os participantes do seminário, estava a conselheira do Rio de Janeiro, Márcia Rosa de Araújo, que orientou os convidados sobre a forma de funcionamento da Comissão de Saúde Suplementar no estado do Rio de Janeiro. Ela destacou, ainda, as atividades desempenhadas por esse setor no Conselho Regional de Medicina local (CREMERJ), entre elas, a atuação contra as operadoras de saúde, que ocorre desde 1997, na capital carioca. Neste período, a Conselho já promoveu passeatas e campanhas, em prol de melhores salários para os médicos, que mobilizaram um público significante.

Conforme dados expostos pela palestrante, os movimentos obtiveram repercussões positivas e geraram, inclusive, ajustes salariais para os médicos. A conselheira citou também outras atividades desenvolvidas pela Comissão, entre elas, ações judiciais contra os abusos praticados pelas operadoras de saúde; a realização de assembléias e reuniões voltadas para a classe médica e a sociedade; além dos trabalhos de incentivo para a utilização da Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS), o que iria aprimorar a comunicação entre o beneficiário, a empresa e o médico.

Na ocasião, os convidados puderam tirar dúvidas sobre os temas expostos, além de debater as propostas sugeridas. Entre os presentes, estava o Dr. Aloísio Tibiriçá, segundo vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e palestrante do evento; o Dr. José Antônio Ribeiro, o conselheiro federal do Distrito Federal; além do presidente Alexandre Castillo e do vice-presidente, Iran Augusto, ambos do CRM-DF. “A questão de honorários é algo que nos preocupa muito. Os médicos não têm se envolvido o suficiente na luta contra os baixos salários. Devemos estimulá-los a participar mais dessas atividades em prol do médico”, afirmou Castillo.

Mas, de acordo com Josélia Lima, o cenário pode mudar, pois o seminário já obteve o resultado esperado, ao incentivar o início de algumas atividades. A Comissão de Saúde Suplementar, por exemplo, foi ativada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), nesta quinta-feira (17), em Brasília. Durante a primeira reunião do grupo, foram discutidos temas relacionados aos planos de saúde, ao papel da Agência Nacional de Saúde (ANS) e ao cronograma de trabalho, no qual se pretende realizar um novo encontro, que inclua a presença de representantes estaduais, conforme a assessoria de imprensa do CFM.

O CRMDF também participa dessa Comissão Nacional, através da conselheira Josélia, integrante da nova equipe e idealizadora desse projeto em Brasília. Ela garante que há engajamento por parte de todo o grupo. Segundo a conselheira, os membros pretendem apresentar os seus trabalhos já no início do próximo mês. Vale destacar que a comissão é formada por Aloísio Tibiriçá (CFM), Celso Murad (CFM), Paulo Ernesto de Oliveira (CFM), Waldir Cardoso (CFM), Márcio Bichara (FENAM), Florisval Meinão (AMB), Isaias Levy (CRM-RS), Márcia Rosa (CRM-RJ) e Dennis Burns (Sociedade Brasileira de Pediatria) e Josélia Lima (CRM-DF), como já foi citado.

Fonte: CRMDF