Conselho arrecadará, nos próximos dias, doações para atender as necessidades das vítimas de Porto Príncipe. Os postos de coleta funcionarão na sede do CRMDF e nos Hospitais Regionais do Distrito Federal

Na tentativa de amenizar o sofrimento das vítimas do terremoto, que assolou o Haiti, no último dia 12, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF), com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), arrecadará mantimentos de pronto consumo e com prazo de validade de no mínimo de três meses, conforme orienta a Secretaria Nacional de Defesa Civil. Deste modo, serão priorizados os seguintes alimentos: biscoitos, barras de cereais, frutas desidratadas, proteínas enlatadas (atum, sardinha, fiambre, etc), bebidas engarrafadas (água, suco, achocolatado, energético), leite em pó e açúcar.

Os postos de coleta funcionarão nos Hospitais Regionais do Guará (HRGu), Santa Maria (HRSM), Taguatinga (HRT), Paranoá (HRPa), Asa Norte (HRAN) e da Asa Sul (HRAS), além do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O CRMDF também receberá doações em sua sede, localizada no Setor de Rádio e Tevê Sul, quadra 701, Edifício Assis Chateaubriand, bloco “B”, 3º andar, Asa Sul. O horário de atendimento do órgão é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Vale destacar que o Conselho será o responsável pela coleta de todos os donativos arrecadados nas cidades satélites.

“Pretendemos mobilizar a sociedade brasiliense e incentivá-la a doar. Para isso, nos esforçamos em disponibilizar todos esses postos de coleta. O nosso intuito é facilitar o acesso dos cidadãos que pretendem doar”, afirma Alexandre Castillo, presidente do CRMDF. Os conselheiros e os funcionários do CRMDF agradecem a participação de todos os voluntários e garantem não medir esforços para atingir as metas dessa nobre e humanitária campanha. Para melhor atender os interessados em participar desta causa e sanar as possíveis dúvidas, o Conselho disponibilizou os telefones (61) 3322-0001 e (61) 9298-5875, neste último, falar com a Dra. Josélia Nunes, conselheira e uma das organizadoras da campanha.

Em relação às doações de medicamentos e insumos, as mesmas devem ser cadastradas no link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario. Já os profissionais de saúde, que tiverem interesse e disponibilidade de atuar no Haiti, deverão também preencher um cadastro, no seguinte endereço eletrônico: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php. Segundo o Ministério da Saúde, o envio dos medicamentos, insumos e de profissional de saúde observará a demanda proveniente do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, que coordena a ação de apoio ao Haiti. Portanto, as instituições ou pessoas interessadas em doar devem se cadastrar e aguardar a comunicação do Ministério.

Fonte: Assessoria de Imprensa  –  CRMDF