O presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) Farid Buitrago, a conselheira Rosylane Rocha e uma equipe do setor de fiscalização do Conselho realizaram na tarde desta sexta-feira (5), uma visita técnica às instalações do Posto Descentralizado de Atendimento do Instituto de Medicina Legal Leonídio Ribeiro (IMLLR), do Núcleo Regional de Perícias – Base Ceilândia, vinculado ao Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil do Distrito Federal.
O novo complexo foi criado na QNM 2, de Ceilândia Norte, ao lado da delegacia da região. O projeto foi adaptado para funcionar de forma independente, física e funcionalmente, sem acessos em comum, interna e externamente à delegacia.
Segundo a perita médico-legista e diretora do IMLLR, Márcia Cristina Barros e Silva dos Reis, o público-alvo será composto por mulheres vítimas de violência, exclusivamente para atendimento médico pericial, sem a oferta de assistência clínica, propedêutica e terapêutica – serão realizadas perícias em mulheres vítimas de violência doméstica e portadoras de lesões corporais, além de avaliação por meio de toxicologia e sexologia. Não serão realizados exames periciais em mortos.
Durante a vistoria, foi constatado que a estrutura está organizada em setores, com salas especializadas para atendimento a mulheres e crianças com sala humanizada, climatizada, banheiros individuais e ala de repouso para os médicos.
Também estiveram presentes no encontro, o diretor do Departamento de Polícia Técnica – DPT, Raimundo Cleverland Alves; o corregedor da PCDF, Anderson Jorge Damaceno Espíndola e o diretor adjunto do IML, Fábio França.
A Polícia Civil do DF pretende começar os atendimentos no novo complexo, a partir de segunda-feira (8).