No dia 19 de maio, uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), no Hospital de Campanha do Governo do Distrito Federal (HCamp), verificou que os 20 leitos de Suporte Avançado e os quatro Leitos de Emergência, estão de acordo com as normas de tratamento para infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV2). Já os outros 173 leitos de Enfermaria, ainda não possuem fonte de gases medicinais e oxigênio terapêutico, imprescindíveis para o tratamento dos pacientes com Covid-19.

Na ocasião, o Conselho recomendou ao HCamp que não inaugurasse os 173 leitos de Enfermaria antes da disponibilidade do insumo. Durante a visita, também foi verificado que o hospital não tinha dispensadores de preparação alcoólica, entre os leitos de enfermaria.
A orientação é de que tenha pelo menos um dispensador para cada dois leitos, assim como solicita a nota técnica nº 69/2020/ ANVISA: “Além dos requisitos de estrutura recomendamos que os Hospitais de Campanha devem ter: […] – Disponibilização de álcool em gel por local de atendimento, corredores de circulação, entradas e demais ambientes.”

Também foi orientado, que após a inauguração, além dos requisitos de estrutura, o Hospital de Campanha deva ter:
– Equipe assistencial e de apoio treinada e em quantidade adequada;
– Estabelecer orientações: assistenciais e fluxo de atendimento dos pacientes que deve ser de conhecimento de todo profissional envolvido no atendimento;
– Orientações de recomendação para higienização das mãos, uso de equipamentos de proteção individual, limpeza dos ambientes, equipamentos e mobiliário e gerenciamento dos resíduos;
– Treinamento sobre as rotinas de fluxos que serão realizados.

Outras visitas do CRMDF serão agendadas para continuar fiscalizando o cumprimento das exigências no HCamp.